quinta-feira, 19 de junho de 2008

PASIFAE

(a mulher e o touro)


Pasífae, filha de Apolo e de Perseis, foi a mulher de Minos e mãe de Androgeu, Ariadne e Fedra. O seu marido Minos se recusou a sacrificar um enorme touro branco a Poseidon, este, por vingança, conseguiu convencer Afrodite a castigá-lo. Assim, a deusa do amor enfeitiçou Pasifae, inspirando-lhe um amor irresistível por esse touro branco. Dédalo ajudou este amor monstruoso de Pasifae, fabricando para ela uma vaca de madeira tão perfeita que enganou o touro. Pasífae colocou-se no interior e dessa união nasceu um ser metade touro metade homem: o Minotauro.

Trecho da cena da Côrte, fala de Pasifae escrita e interpretada po Jacyan Castilho:

Você não é igual a mim. Você não olha para mim. Você não me olha como mulher. Você não sabe quem eu sou. Você não sabe que eu sou uma deusa. Você está se lixando, não é isso? Pra minha divindade? Mas eu vou sujar a minha divindade com você.

Jacyan Castilho, Daniel Farias e Cláudio Machado

Nenhum comentário: