terça-feira, 15 de julho de 2008

DÉDALO

(seu filho e seu sobrinho)

DÉDALO era um gênio, o maior inventor e arquiteto de Atenas. TALO era seu sobrinho-aprendiz, inventor do compasso e serrote e que aos poucos, seguindo os passos do mestre, começa a superá-lo. Invejoso dele, Dédalo o leva ao alto do Templo da Deusa Atena e o empurra para a morte, mas antes que este chegue ao chão, a Deusa o transforma num pássaro, uma perdiz.

Com medo da punição dos deuses, Dédalo foge com seu filho ÍCARO para Creta, reino rival onde é recebido pelo rei MINOS e logo recebe a encomenda de construir uma prisão para o monstro MINOTAURO de onde ninguém possa sair. Dédalo assim o faz e constrói sua maior invenção: o labirinto. Porém, por ter ajudado PASIFAE em seu amor com o touro e ter dado o fio que ARIADNE entrega a TESEU para escapar do labirinto, é aprisionado pelo rei em sua própria obra-prima após a morte do minotauro.

Após anos presos, pai e filho catam as penas das aves e a cera das abelhas para confeccionar asas e fugir do labirinto por cima, como pássaros. Porém ao voarem, Ícaro, desobediante ao pai, encanta-se com o brilho do sol e o calor do astro desfaz suas asas condenando-lhe à queda fatal. Dédalo encontra o corpo de seu filho e ao enterrá-lo percebe uma perdiz ao lado do seu túmulo. Dessa forma entende que os deuses finalmente o puniram, matando seu filho do alto, como fez com seu sobrinho.

Trecho do monólogo de Dédalo, escrito e interpretado por Gordo Neto:

Eu obedeci. Eu fiz. E agora somos nós que estamos aqui. A minha paga foi essa: o infeliz me prendeu na minha obra. Quando a arte está a serviço do rei, o artista está preso.


Gordo Neto e Cláudio Machado

Um comentário:

Danilo disse...

Cada vez mais ansioso!

Bjos!